O que é TI Bimodal e o que ela representa para a transformação digital de sua empresa.

O que é TI Bimodal e o que ela representa para a transformação digital de sua empresa.

Se existe uma área corporativa comum a todos os segmentos de mercado, submetida a uma constante transformação, sem dúvida é a área de Tecnologia da Informação (TI).

O tema mais recente neste setor recebe o nome de TI Bimodal. O termo faz referência à junção de dois formatos de trabalho (modos), que são maneiras distintas e complementares de se trabalhar com TI. O objetivo é reduzir esforços e melhorar a competitividade, mas sem sacrificar a qualidade e eficiência na entrega de produtos e serviços.

Podemos resumir os dois modos da TI Bimodal em:

  • Modo 1 (tradicional): gera valor baseado na performance. É o trabalho operacional responsável pela estabilidade, segurança e confiabilidade (SLA) dos sistemas de TI. Trata-se de um modelo mais rígido, com entregas em ciclos longos que engloba os serviços relacionados ao gerenciamento de software, helpdesk, manutenção de infra etc;
  • Modo 2: gera valor com foco no negócio (receita, branding, experiência). Baseia-se em metodologias ágeis e ações mais flexíveis que priorizam as entregas em ciclos geralmente curtos. Abre espaço para soluções criativas que favorecem novas oportunidades de negócio. É o caso de estratégias baseadas em Big Data, Customer Success, User Experience(UX), melhoria contínua, desenvolvimento ágil, Kanban, Scrum, computação em nuvem, devOps dentre outras.
Resultado de imagem para bimodal it


Este termo foi criado em 2013 pela Gartner Group – portanto há poucos anos – e prega que a TI não deve se basear apenas nos esforços operacionais para manter e sustentar a estabilidade de produtos e serviços.

A atuação dos dois modos citados deve ocorrer em conjunto, cabendo ao gestor estabelecer as respectivas estratégias para extrair o máximo de produtividade entre as duas frentes de trabalho.


O engajamento colaborativo na TI Bimodal, na busca por resultados mais eficientes e rentáveis, é decisivo para ganhar performance em novos mercados.


Implementação da TI Bimodal

As empresas que já iniciaram a implementação desse conceito estão alinhadas com a velocidade da transformação digital e sabem que não há outro caminho para ganhar relevância em mercados altamente competitivos.

Para sair na frente, é obrigatório ter agilidade nas entregas, incorporar inteligência nos processos e montar uma equipe multidisciplinar capaz de interagir adequadamente com todas as áreas interessadas (clientes, consumidores, colaboradores, stakeholders). Trata-se da convergência entre as inteligências técnica e emocional.

Principais etapas envolvidas no planejamento e execução:

  • Recursos financeiros (investimento): a TI Bimodal envolve mudanças estruturais, culturais, treinamento da equipe, contratação de serviços etc. Por isso, é importante se preparar para um período de curto prazo sem muito retorno, apesar do investimento. A sugestão é estabelecer prazos e metas coerentes, com base em um planejamento de custos bem elaborado.
  • Plataformas e ferramentas: para desenvolver o trabalho com ganho de produtividade, é necessário fazer uso de ferramentas digitais, integração de software e plataformas de serviços (geralmente no modelo SaaS – Software as a Service).
  • Contratação de Parcerias: ao precisar de especialistas com conhecimentos específicos para turbinar ou resolver problemas pontuais em um processo, considere a contratação de prestadores de serviços e Outsourcing em TI. Isso manterá a equipe interna focada no core business, sem comprometer a produtividade nas entregas e nos serviços operacionais.
  • Métricas: é imprescindível acompanhar de perto os resultados e fazer as correções e adaptações necessárias em ciclos iterativos curtos (metodologia ágil). A correção de um erro numa etapa inicial, evitará sua amplificação e prejuízo em escala geométrica.

Na implantação da TI Bimodal, o impacto na política interna e no direcionamento dos recursos disponíveis é inevitável.

Por isso, é importante que o gestor identifique os talentos de sua equipe para atuarem como facilitadores, principalmente na integração e no engajamento de todas as áreas envolvidas.

A mesma recomendação vale para equipes terceirizadas (outsourcing de TI). Neste caso, é possível trabalhar paralelamente executando as atividades triviais, mesmo que a equipe esteja alocada fora da empresa. Porém, todos os colaboradores devem estar comprometidos com a bimodalidade a ser implementada.

O essencial é explanar todas as ideias e objetivos, mostrando que trata-se de uma fase de transformação em busca de melhorias e desenvolvimento contínuo, com impacto positivo para todos os envolvidos.



Principais vantagens da TI Bimodal

Corporações que adotam o paradigma da TI Bimodal conseguem maior competitividade no mercado, independentemente do segmento de atuação. O uso da tecnologia é uma realidade em todos os setores e, para sobreviver e até mesmo se destacar diante de tantos concorrentes, é essencial acompanhar o ritmo cada vez mais rápido e disputado dos negócios.

Vamos detalhar melhor as vantagens que as empresas ganham ao adotarem uma TI Bimodal:

  • Adaptação ao mercado: os mercados são altamente inconstantes, isto é, mudam com uma rapidez incrível. Acompanhar a realidade do momento é um diferencial que pode representar o sucesso ou o fracasso em um nicho de mercado. A flexibilização dos processos permite atender às necessidades dos clientes com maior eficácia.

  • Empresa mais competitiva: a flexibilidade proporcionada pela TI Bimodal agrega valores importantes nos processos de desenvolvimento de produtos e serviços, uma vez que permite criar inovações e atender a demandas específicas, trazendo melhores soluções de forma mais assertiva.
  • Impacto nos processos internos: soluções mais criativas proporcionam processos internos muito mais ágeis, podendo até encurtar etapas. As demandas serão totalmente orientadas a resultados e a eficiência alcançada será indispensável para reduzir custos e qualificar o uso dos recursos disponíveis.

  • Profissionais qualificados: profissionais da TI Bimodal precisam ter um perfil específico que alie conhecimento técnico e soluções inovadoras. Essas habilidades tornam o profissional mais qualificado, com visão global dos negócios. Uma equipe com tais habilidades agrega um grande diferencial competitivo, uma vez que a performance corporativa irá se adequar às demandas do mercado.

  • Inovação expansiva: implantar uma nova cultura interna na empresa favorece uma mudança mais abrangente. Os colaboradores ficarão mais produtivos com a TI Bimodal porque a implementação de processos mais criativos acelera o que antes poderia demandar mais tempo em seu desenvolvimento. E não apenas os profissionais ligados diretamente à área de TI serão beneficiados, mas toda a empresa poderá responder com maior agilidade às solicitações dos clientes.


Transformação digital

Uma gestão moderna sabe que investir em tecnologia é um diferencial competitivo. Com a TI Bimodal, a cultura empresarial muda globalmente e os processos ficam mais ágeis e racionais. Profissionais alinhados com esse paradigma agregam valor ao patrimônio intelectual da empresa.

É claro que toda mudança gera impacto na rotina da empresa. Por isso, deve-se garantir a participação de toda a empresa nesse processo.

Outro fator importante diz respeito aos recursos disponíveis. Lembre-se de que a TI Bimodal responde por uma área estratégica. Sendo assim, é importante ter em mente que os resultados não virão de imediato.

Como se vê, a TI Bimodal possui uma grande amplitude conceitual, com ganhos evidentes para todos os envolvidos (colaboradores, clientes, stakeholder, fornecedores). É um processo lento e gradual, mas imprescindível para garantir o sucesso corporativo no mundo digital.

0

Deixe uma resposta