Reduza os custos e melhore os resultados de seu negócio com Outsourcing de TI

Reduza os custos e melhore os resultados de seu negócio com Outsourcing de TI

Competitividade é a palavra-chave nos negócios e implantar o outsourcing de TI na sua empresa pode tornar a corrida contra a concorrência mais vantajosa. Esta opção é uma das estratégias inteligentes adotadas por muitas corporações para atingir um grau de evolução sustentável e manter-se nesse patamar, equacionando alto rendimento com redução de custos.

Mas afinal, o que é outsourcing de TI?

Vejamos como ele pode causar uma pequena revolução no seu ambiente de trabalho. Essa prática, cada vez mais comum, nada mais é do que terceirizar as atividades de TI no âmbito corporativo. Uma empresa especializada em tecnologia da informação é contratada para que seus especialistas atendam as várias demandas de infra, software e/ou produtos digitais da contratante. O trabalho envolvido pode contemplar o gerenciamento, desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços. As vantagens do outsourcing de TI são bastante significativas, com impacto na redução de custos e otimização dos processos, como veremos a seguir.

Uma empresa especializada em tecnologia da informação pode ser contratada para atender as várias demandas de infra, software e/ou produtos digitais da contratante. As vantagens do outsourcing de TI são bastante significativas, com impacto na redução de custos e otimização dos processos, como veremos a seguir.

Custos trabalhistas

Uma das maiores despesas que as empresas têm é com a folha de pagamento e os encargos decorrentes dela. Sabemos que a legislação trabalhista é bastante rígida e incide diversos tributos sobre os salários. A soma de ambos chega a duplicar o valor nominal do rendimento de um funcionário. Quem paga as duas contas é a empresa empregadora.

Agora imagine o setor de TI, onde os salários estão acima da média devido à alta especialização de seus profissionais (o que é muito justo) e cujas funções não são fáceis de serem preenchidas. Para atingir esse alto nível, os profissionais se dedicam à carreira, fazem cursos e passam por treinamentos para aprimorarem suas habilidades.
Em um ambiente de outsourcing de TI, a remuneração é paga diretamente pelas terceirizadas, incluindo férias, 13º salário e eventuais benefícios indiretos. Na ponta do lápis, é uma economia que vale cada centavo.

Despesas com softwares

Programas de computador passam por atualizações e melhorias constantes.

Por isso, é muito difícil adquirir novas versões de programas a cada lançamento e fazer a gestão de licenças e serviços por assinatura (atualmente, muitos serviços na rotina de TI são consumidos on-line). Além do custo envolvido, há o tempo necessário para fazer a cotação, compra, instalação e ativação de licenças.

O Outsourcing de TI elimina essa preocupação. Os softwares utilizados, necessariamente, precisam ser os mais atuais do mercado para que os especialistas façam suas atividades de forma mais produtiva, utilizando todos os recursos que as ferramentas oferecem. Nem poderia ser diferente, pois em se tratando de tecnologia, trabalhar com softwares mais recentes agiliza e torna o trabalho mais eficiente.

Equipamentos desatualizados

Equipamentos também ficam ultrapassados e com uma rapidez impressionante. O investimento para adquirir as melhores máquinas é alto e exige um planejamento financeiro indispensável. Considerando que os computadores são as ferramentas de trabalho do dia a dia, um outsourcing de TI precisa investir em maquinário robusto para suportar a rotina de trabalho.

A performance do profissional e a entrega de resultados está intimamente ligada ao tipo de equipamento que os profissionais utilizam.

Eliminação de espaço físico

O outsourcing de TI afeta até a estrutura física corporativa. Quanto custa manter uma sala reservada especialmente para uma equipe fixa de TI? Com profissionais terceirizados, a sala pode ser utilizada para outros fins ou até mesmo ser eliminada.

Vamos considerar ainda toda a infraestrutura própria que um departamento de TI necessita, como energia elétrica, móveis, instalação de rede, internet etc. É uma despesa realmente grande, pois exige uma preparação do ambiente bem detalhado.

Com a oferta cada vez mais frequente de computação em nuvem (Cloud Computing), os profissionais de outsourcing de TI conseguem garantir remotamente a alta disponibilidade dos serviços, monitorar servidores e fazer a correta manutenção de softwares e demais recursos técnicos.

Eles estão habituados e conhecem todas as possibilidades disponíveis para cada projeto, ajudando na escolha dos melhores provedores, segurança de dados, infra e capacidade computacional necessários para atender aos requisitos de qualidade e performance exigidos.

Processos mais ágeis

Com o outsourcing de TI, a empresa passa a contar com uma equipe de especialistas. Na prática, ter um time qualificado reduz consideravelmente o tempo de execução dos processos e os tornam mais assertivos.

Os anos de experiência e a prática do dia a dia dos profissionais vão agilizar e até pular algumas etapas dispensáveis, tornando-as mais flexíveis para ficarem adequadas e ágeis.

O contato direto com os profissionais de outsourcing esclarece dúvidas e serve até como uma ‘consultoria’, podendo ainda indicar as melhores práticas para os colaboradores fixos.

Quem contrata um outsourcing de TI tem mais tempo para dedicar-se ao seu core business e manter o foco nas estratégias do negócio, relacionamento com o cliente, ações de marketing e em atividades que irão levar a empresa a tornar-se mais eficiente.

Como contratar um outsourcing de TI

Tudo dependerá das necessidades da empresa, o tipo de serviço que se busca e a fornecedora terceirizada que irá contratar. Todas possuem as qualidades já citadas, mas algumas podem estar mais alinhadas ao perfil da sua empresa, ou oferecer uma flexibilidade maior para atender determinadas demandas.

Alguns pontos que devem ser levados em conta:

  • Experiência e o nível técnico dos profissionais envolvidos;
  • Cumprimento de prazos e critérios para atendimento emergencial;
  • SLA de serviços que atenda as expectativas da empresa;
  • Flexibilidade contratual para permitir a inclusão de necessidades atuais e futuras;
  • Relatórios e métricas dos serviços prestados;
  • Qualidade dos equipamentos utilizados;
  • Conhecimento dos softwares instalados;
  • Além de outros detalhes adicionais que podem ser esclarecidos em uma reunião presencial.

A flexibilidade do sistema de outsourcing é tão importante quanto os pré-requisitos, pois o cliente poderá executar suas tarefas diárias e as ferramentas é que deverão adaptar-se à realidade dos processos.

Outrsourcing de TI, decisão estratégica e inteligente

O outsourcing de TI está sendo adotado por um número crescente de empresas e Startups com o objetivo de reduzir custos operacionais fixos, mas sem abrir mão de um trabalho especializado.

As empresas precisam se adaptar ao mercado para atender um consumidor cada dia mais exigente. Por isso, contratar um outsourcing de TI é uma decisão estratégica e inteligente, capaz de garantir uma alta qualidade na entrega de serviços internos e externos.

Curtiu este post? Então assine nossa newsletter para acompanhar as próximas dicas e novidades no mercado de TI!

3+

Deixe uma resposta